Queres nos seguir? Venha!

Quem sou eu...

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Será que sou normal? maluca? pessimista? otimista? sincera? ingrata? realista? cruel? amável? da esquerda? da direita? do centro? rica? pobre? religiosa? atéia? agnóstica? educada? ignorante? mal compreendida? Quem sabe? Simplesmente sou... Eu!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Folclore Brasileiro: Mula Sem Cabeça!


Superstição? Medo? Apenas mais uma bobagem popular? Verdade? Muitas perguntas surgem quando comentamos sobre as lendas brasileiras, já que sempre surgem alguns indivíduos que dizem ter visto por aí algumas delas. Dentre estas se destaca a famosa e pode se dizer uma das mais conhecidas pelos jovens e adultos a lenda da mula sem cabeça. Cada região brasileira criou uma explicação para o seu surgimento e por este motivo é difícil dizer qual delas é a verdadeira ou a que mais chega perto da verdadeira versão. O correto é crer que cada uma tenta descrever o que viram ou relataram ao longo dos anos, por exemplo, alguns dizem que a mulher que casa com padre pode se transformar na mula, outros dizem que as meninas que fazem sexo antes do casamento também podem acabar por se tornarem este bicho terrível, o qual não possui um vazio na cabeça, e sim, labaredas saem do seu pescoço transformando a imagem iconográfica mais assustadora e mística aos olhos da população. Muitos acreditam que a história desta lenda está relacionada com a questão do comportamento de muitas moças antes do matrimônio, isto é, queriam que elas não sujassem suas reputações perante as demais famílias. Quem sabe essa é a verdade, quem sabe não. O certo é que em volta de fogueiras, ou lareiras, ou rodas de amigos ou familiares se contam que entre as árvores das matas este ser folclórico vaga a noite e sob o luar cuida cada um de nós, em especial as mulheres, para que estas não cometam nada de errada antes de casarem. Lenda ou não nunca devemos duvidar ou menosprezar a cultura tão bela e interessante que temos, uma vez que não prejudica ninguém, somente acrescenta um pouco de superstição e mistério em nossas mentes tão ávidas por novas histórias e novas aventuras neste mundo em que a história oral é muito pouca valorizada... Infelizmente! Se todos nós passássemos de filho para filho... Avós para netos... Histórias, lendas e mitos, muitas coisas seriam diferentes e especiais. Quem sabe não começamos agora? Conta para o seu filho (a), neto (a), sobrinho (a) até mesmo pro seu vizinho (a), contudo divulguem. Abraços. 


Fala Sério... Não acredito!


Boa Noite!

Meus queridos amigos e amigas eu tenho uma notícia boa para os fãs e péssima ou até mesmo engraçada para quem aprecia a sétima arte. Ficaram curiosos? Não fiquem tão empolgados, na minha humilde e sincera opinião ela não mudará o mundo e não irá acrescentar nada a ele, mas nada mesmo de interessante na vida dos brasileiros. Ok já vou dizer qual é a notícia... Estava eu lendo algumas notícias pela internet quando me deparei com a notícia de que em 2013 será lançado o filme sobre o cantor da moda Luan Santana. Para quem gosta dele e de suas músicas fica o meu pedido de desculpas, pois não gostaria que continuassem a ler o que pretendo escrever. É sério! Não vou criticar a pessoa e seu repertório, e sim, criticar as pessoas que não tiveram um pingo de originalidade e bom senso em escolher o menino para ser o protagonista de um filme. Poxa Vida! Temos tantos personagens na história cultural brasileira que poderiam ser homenageados nas telas do cinema, do que o Luan Santana que acabou de começar a sua carreira em escala nacional. Um "moleque" na vida musical. Como disse antes não tenho nada contra a pessoa Luana Santana, todavia sou contra a escolha dele para uma biografia, sendo que existem outros tantos para falarmos... Exemplo: Porque não fazer um filme descente sobre os primeiros sambistas no Brasil? Disse filme e não documentário! Sim, pois existem alguns documentários que na minha singela opinião são terríveis, sendo que temos condições de fazer grandes produções, basta termos um pouco de consciência e de dignidade para efetuarmos um bom estudo e uma boa sequencia de tomadas. Documentário não pode ser tedioso e tendencioso, e sim, empolgante e de centro, sempre enaltecendo todos os lados da moeda (Democracia nos filmes é preciso!). Uma ficção sobre a época e como surgiu a inspiração destas tão belas, doces e agradáveis melodias que ainda são apreciadas (Graças a Deus e ao Vinil) no Brasil. Poderia citar muitos outros nomes da nossa música, bem como outros gêneros musicais que temos que ter orgulho de dizer ao mundo que criamos e/ou cultivamos ao longo dos anos, só que se apagam a cada dia que passa, uma vez que as pessoas nem sabem que existiram ou não escutam mais em rádios e na própria TV, pois é melhor divulgar a cada semana, mês ou ano o cantor ou cantora, ou a banda da modinha atual. Luan Santana é mais desse, deu uma de "meteoro" nas paradas e agora lançam um CD atrás do outro, lançam DVD atrás de DVD e como uma última notícia... Um filme! É engraçado? É triste? Acho que os dois. Essa é a cultura que exportamos... Lamentável! Aos fãs apenas digo que aproveitem...

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ovelhas Azuis!




Ovelhas azuis? Não se preocupe tu não estas ficando louca (a). Na Alemanha dois artistas, Rainer Bonk e Bertamaria Reetz, resolveram inovar e certamente chamar a atenção das pessoas com suas esculturas, claro que em nome da paz.  Em frente ao castelo de Schwerin, no nordeste da Alemanha a população pode apreciar tal originalidade que despertou interesse em vários jornais do mundo inteiro. Esculturas que ficarão na memória, uma vez que uma delas sempre será deixada como embaixadora da paz em cada uma das cidades que passar. É óbvio que o blog não podia deixar de lado este feito, afinal de contas sempre estamos em busca de manifestações que tem como fim a paz entre os povos. Paz que é tão sonhada e que infelizmente não se perpetua devido ao crescimento da violência nas cidades. As pessoas ainda insistem em brigar e discutir em vez de conversar e se entender. Termino esta postagem com a frase dos dois artistas alemães sobre a sua arte: "todos somos iguais - todos somos importantes". Reflitam e tenham uma ótima sexta!!