Queres nos seguir? Venha!

Quem sou eu...

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Será que sou normal? maluca? pessimista? otimista? sincera? ingrata? realista? cruel? amável? da esquerda? da direita? do centro? rica? pobre? religiosa? atéia? agnóstica? educada? ignorante? mal compreendida? Quem sabe? Simplesmente sou... Eu!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Folclore Brasileiro: Caipora!

Imagem do site: http://www.curiosidades10.com/lendas/caipora.html

A lenda da Caipora, ou também conhecida por muitas outras nomenclaturas, tais como Curupira, Pai do Mato, Mãe do Mato, Caiçara, Caapora, Anhanga, entre outras é muito conhecida aqui no Brasil por dois motivos. O primeiro e muito simples é que um dos mitos mais passado de pais para filhos aqui no país, uma vez que se popularizou pela sua bela e interessante história. A lenda da Caipora tem o seu início com as comunidades indígenas aqui da América do Sul que acreditavam existir nas florestas um protetor dos animais e das árvores que punia quem não respeitasse a natureza. O que ele faz? Apronta toda sorte de ciladas para o caçador, sobretudo aquele que abate animais além de suas necessidades. Afugenta as presas, espanca os cães farejadores, e desorienta o caçador simulando os ruídos dos animais da mata. Assobia, estala os galhos e assim dá falsas pistas fazendo com que ele se perca no meio do mato, mas de acordo com a crença popular é, sobretudo nas sextas-feiras, nos domingos e dias santos, quando não se deve sair para a caça, que a sua atividade se intensifica. Qual é a sua aparência? Pequeno (Alguns dizem que é anão); De cabelos vermelhos; Peludo; Tem os pés virados para trás; Alguns dizem que tem apenas um olho, outros já negam; Quando vaga pela floresta muitas vezes se encontra montado num javali. Muitos autores já escreveram sobre a lenda e do mesmo modo já se encenou na televisão, exemplo disso é no seriado "Castelo Rá-Tim-Bum". 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Altamiro Carrilho!



Em 2012, mais precisamente no dia 15 de agosto, perdemos um dos ícones da música brasileira que era nada mais e nada menos que Altamiro Carrilho. Um dos grandes flautistas que esse povo já viu, digo isso com a maior tranquilidade e certeza, pois sempre emocionaram todas as gerações até mesmo as que nunca ouviram falar de choro ou de seus ilustres criadores e difusores. Basta rodar as músicas que todos se emocionam. Altamiro deixará saudades, uma vez que compôs cerca de 200 canções e gravou mais de 100 discos... Eita coisa boa!!! Que bom que a sua música está guardada em nossos corações e discos!!! Tirando isso de lado a flauta sempre foi um dos instrumentos que mais me encantou e ainda me hipnotiza, acho que deve ser pelo seu suave timbre que não "machuca" os ouvidos e sim nos faz querer ouvir mais e mais. Sua suavidade nos faz embalar em danças imaginárias em meio a grandes salões de baile (Para quem tem a oportunidade de dançá-la aproveite). Agora mesmo escrevo a vocês escutando lindos acordes que Altamiro adorava perpetuar com sua flauta... Que maravilha!!! Um Pot Pourri da Chiquinha Gonzaga... De Pixinguinha... (Suspiros). Que delícia de sons que o senhor Altamiro Carrilho nos proporcionou com sua flauta. Que Deus o tenha...

Visite este link: http://www.youtube.com/watch?v=Io9DCvCb8aU para poder mais uma vez apreciar este ícone flautista. É um vídeo maravilhoso!!!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Olimpíadas 2016: Começou!


Que tal cairmos na realidade? Os jogos olímpicos de Londres terminaram e agora é contagem regressiva para nós, brasileiros, se prepararmos para os jogos aqui no Rio de Janeiro. Para ser mais exata faltam 1452 dias para iniciar a maior realização esportiva do mundo, claro que em minha opinião é muito mais importante as Olimpíadas do que a chata Copa do Mundo de Futebol. Pelo menos não é a chatice da Seleção Brasileira de um lado e do outro, e sim, várias Seleções e o principal de todos focar os holofotes em atletas que pela sua própria vontade, iniciativa e muitas vezes próprio patrocínio se destacam em modalidades esportivas muito interessantes que infelizmente a mídia brasileira não dá um destaque ou uma simples apresentação à nação tão sedenta de conhecimentos culturais. Pois bem "Sir" recebemos o fogo da linda tocha que não a de apagar por meras bobagens e deselegantes ações de braços abertos, uma vez que somos homens e mulheres muito hospitaleiros... Será? Ah, se não somos daremos um "jeitinho"... Daremos? Bem capaz tudo vai dar certo... Dará? Muitas incógnitas para um futuro tão perto, afinal de contas 2016 são logo ali, ou estou errada? Passará num estalar de dedos, quando mal percebermos estaremos fazendo m... Muitas coisas boas!!! Pensamento positivo, pois não adianta falarmos do nosso Governo, quem votou? Não adianta falarmos que somos atrasados... Quem constrói? E quem quer feriado o ano inteiro? Quem quer dá para o estagiário resolver o difícil? Quem? Quem? Nós mesmos... Eu, tu, ele, ela, eles todos!!! Não digo que faço tudo, mas sei que ás vezes a preguiça bate e nos departamentos públicos ele bate duas, três e até quatro vezes. Sempre tem os que se salvam, porém muitos morrem na praia... Ahhh!!! Vamos lá gente... Temos que ser mais educados no dia a dia, termos mais paciência, cordialidade, atenciosos e por aí vai. Se cada uma começar assim, já demos o primeiro passo... Depois só temos que fazer mais uma coisinha... Saber em quem votar!!! Vote certo e não terá tantos problemas... Vote pela realização das Olimpíadas! Vote para que não decepcionemos os atletas! Vote pela paz no Rio de Janeiro! Vote pela nossa Pátria mostrando que também pode ser organizada, pontual... "Grande"!!! Viva o Brasil... Um país que apesar de tudo me encanta e me emociona a cada dia até mesmo na hora em que o hino toca. Eiiita emoção das brabas!!!

sábado, 11 de agosto de 2012

Vôlei Feminino é Ouro!


É ouro!!! É show de bola!!! Ou show de quadra!!! É a Seleção Feminina Brasileira de Vôlei ganhando mais uma medalha!!! O último jogo contra a equipe dos Estados Unidos foi só empolgação e vibração... Não há como descrever. Cada uma das meninas e a comissão técnica estão de parabéns pelo desempenho que tiveram ao longo das olimpíadas, uma vez que se superaram a cada jogo. Parabéns! A cada saque uma expectativa, a cada ataque uma força que vinha de dentro do peito com o objetivo de largar a bola no chão a qualquer custo, a cada bloqueio uma muralha e a cada defesa uma armadura que apenas possuía uma função: defender e vencer!!! Estes foram sem dúvida alguma os sentimentos que cada uma delas detinha em suas almas, pois aos olhos dos milhões de brasileiros (pelos menos deveria ser este número) que assistiam era o que cada uma demonstrava. Bicampeã olímpica... Bicampeã da superação... Bicampeã da gana de vencer... Bicampeã dos nossos corações... Valeu meninas!!! Espero que o nosso Governo veja que foram vocês as campeãs e não eles com seus injustos investimentos que fizeram a vitória acontecer. Mais um ouro, mais uma alegria. 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Medalha de Ouro: Argolas!



Mais um ouro inédito!! Show de bola... Ou melhor, show de argolas!! Arthur Zanetti conquistou a primeira medalha olímpica brasileira em ginástica. Superação e muita dedicação foram às palavras chaves que impulsionaram mais um atleta brasileiro a ganhar o tão desejado ouro. Ver o choro do treinador e do atleta, ouvir os aplausos de incentivo e o hino nacional, bem como colocar no peito a principal medalha, não tem preço e não prazer melhor. A nota de 15.900 e deixou para trás o campeão olímpico e tetracampeão mundial do aparelho, o chinês Chen Yibing, que ficou com a prata. Natural de São Caetano do Sul o ginasta de 22 anos se especializou no aparelho das argolas, e a opção tem se mostrado correta. Com 1,56 m de altura e seus braços largos e de força descomunal: o biótipo perfeito para a ginástica. Parabéns Arthur! Parabéns ao seu treinador! E mais um aviso ao Ministro dos Esportes: "E aí? Vai fazer alguma ação em benefício dos esportes, ou vai esquecer mais uma vez? Que eu saiba não existe o esporte do esquecimento e sim da superação e do investimento”.

Medalha de Ouro: Judo!


Sarah Menezes é uma mulher de ouro, pois conquistou uma medalha inédita no judô brasileiro feminino nesta Olimpíada de Londres 2012. Não sabia? Sim, ela foi à primeira brasileira a ganhar ouro no judô, um dos esportes que nos últimos anos tem nos dado muitas medalhas e alegrias. Com 22 anos de idade Sarah Menezes e seus 1m52cm e 48kg venceu a romena Alina Dumitri - Campeã dos jogos de Pequim 2008 - com maestria. O Brasil foi muito bem representado por esta piauiense, já que venceu quietinha. Como assim? Ela sabia que tinha chance, todavia nunca deixou transparecer e com certeza isso foi decisivo para a sua conquista. Parabéns Sarah! Parabéns ao judô! E apenas um aviso ao Ministro dos Esportes aqui no Brasil: "Tchê, que tal mais investimento? Ou só querem ouro de barbada ou roubando do povo brasileiro?".