Queres nos seguir? Venha!

Quem sou eu...

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Será que sou normal? maluca? pessimista? otimista? sincera? ingrata? realista? cruel? amável? da esquerda? da direita? do centro? rica? pobre? religiosa? atéia? agnóstica? educada? ignorante? mal compreendida? Quem sabe? Simplesmente sou... Eu!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Eu, Tu, Nós Temos Um Sonho...

Exatamente há 50 anos atrás, no dia 28 de agosto de 1963, em frente aos degraus do Lincoln Memorial (Washington) um homem discursava a favor da harmonia, união e do respeito entre brancos e negros na sociedade. Nada mais justo do que fazer um discurso a respeito disso embaixo dos pés de Abraham Lincoln, o qual da mesma maneira lutou pelo fim da escravatura estadunidense - influenciando outras nações para tal atitude... Um homem que buscou até sua morte a igualdade de direito a vida, liberdade e a busca da felicidade de cada um sem excluir ninguém.
Se Lincoln influenciou através de suas palavras muitas gerações, este grande homem que discursou em 1963 perante mais de 250 mil pessoas também tem inspirado muitas outras gerações... Homens de décadas distantes, porém com os mesmos propósitos a busca da igualdade racial na sociedade norte americana. Não somente a busca, mas sim a concretização de um presente igualitário e de um futuro mais justo... 
"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direito..." segundo a Declaração dos Direitos Humanos... Segundo a consciência de cada um... Segundo a vida!! Para ele, um simples Pastor, nada mais divino do que o amor e o respeito pelo próximo e foi assim que conquistou muitos adeptos que o apoiavam e levam suas idéias até os dias de hoje a todas as nações, como também ganhou por meio de marchas o grande legado político que perdura até atualmente na sociedade estadunidense. Foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz... Pois sempre buscou a Paz! Um grande homem, um grande discurso, um grande legado... Quem era ele?
Martin Luther King Júnior era o seu nome... 


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Perucas de Um Rei Sem Cabeça (Luís XVI)

Hoje é aniversário do Luís XVI de Bourbon!! Para quem não o conhece ele é o Rei que se casou com Maria Antonieta da Áustria... Sim a famosa Maria Antonieta!! Hoje ele estaria completando 259 anos de vida (1754). Pouco? Muito? Acho melhor não entrar em detalhes, uma vez que o mesmo foi perseguido durante a Revolução Francesa e acabou sendo preso e guilhotinado (21 de janeiro de 1793) na frente do povo francês. Possuo uma afirmativa a respeito de sua vida, já que viveu 38 anos de muitas festas, cavalgadas, caçadas, banquetes regados das boas e caras comidas e bebidas... Viveu do bom e do melhor e nào precisa dizer mais nada!! Hoje em dia poderíamos dizer que era pura futilidade a vida monárquica, porém no século XVIII não se considerava um tanto fútil... Muitos almejavam ser reis e rainhas e fariam de tudo para conseguir ser o mais similar. 
Luis XVI sempre soube escolher quem andaria ao seu lado, nas áreas políticas e econômicas escolhera homens como Turgot e Malesherbes para lhe aconselhar em muitos momentos crítico e no lar a bela, jovem, inquietante e extravagante esposa, Maria Antonieta. Ela o acompanhou até a sua morte, ambos tiveram quatro filhos Sofia Beatriz, a qual morreu com apenas um ano de idade - 1786 a 1787 -, Luís José que morreu aos oito anos foi considerado foi Delfim da França - 1781 a 1789 - , Luís Carlos (Duque da Normandia) seria o futuro Rei Luís XVII, todavia morreu aos 10 anos de idade - 1785 a 1795 - e Maria Teresa Carlota (Madame Royale) a primogênita do casal que apesar de ter sido a maior decepção real (Não era o varão esperado pela família real para dar continuidade ao trono) foi a que sobreviveu a Revolução Francesa e formou sua família com Luís XIX da França. 
Tentaram formar uma família, ganhar prestígio do povo francês, respeito de seus parlamentares, formar amizades infinitas fazendo grandes festas... Enfim tentaram dar mais luxo que já tinham em suas vidas. Por estas razões não seria prudente comprar tantas coisas, entre elas as perucas, para um rei e uma rainha "sem cabeça"!!


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O Sorriso de "Mona Lisa" ou o Choro de Leonardo Da Vinci?

Bom Dia!

"Mona Lisa", ou "A Gioconda", foi uma magnífica, enigmática e polemica obra artística de um dos grandes pintores do renascimento... Nada mais e nada menos que Leonardo Da Vinci. Foi e continuará sendo estudada e apreciada por muitas pessoas, uma vez que nos fascina saber quem é a mulher na pintura... Seria a esposa de Francesco del Giocondo, um rico comerciante de seda em Florença, Lisa del Giocondo? Ou então a Duquesa de Milão, Isabel de Aragão, a qual Leonardo trabalhou como seu pintor durante 11 anos de sua vida? Ou a mais chocante e intrigante, seria ele próprio? Uma imagem sua com caracteres femininos? Muitas brigas, discussões cercam este mistério o que se pode afirmar é o seguinte: As proporções faciais da imagem na obra com as do pintor são similares (Análise digital foi feita em laboratório) / Lisa del Giocondo teria dado à luz a um menino e por esta razão teria ganho uma pintura de seu marido (Ela possui um véu que cobre sua face delicadamente, esta seria uma tradição que existia no século XVI, onde mulheres grávidas ou que tiveram um bebê os usavam). 
Tirando estas questões de lado o que nos interessa é a técnica minuciosa e delicada que nos fascina dia a dia quando olhamos a ela. Da Vinci foi e sempre será reconhecido por suas obras e em alguns casos pelo o que elas vem a significar para a sociedade... Não quero entrar no mérito de cada uma delas, somente queria discorrer algumas palavras sobre a obra "Mona Lisa" que no dia de hoje comemora, ou não se festeja, 102 anos de seu roubo no Museu do Louvre, em Paris! Um escândalo e um vandalismo que teve um desfecho positivo, hoje ela está exposta para todos nós, meros apreciadores, vê-la! Queridos leitores não deixemos de esquecer que esta pintura também sofreu outros ataques... Além deste roubo que prendeu o ilustre Pablo Picasso como um possível ladrão (Sim, acreditem! Picasso precisava roubá-la? Ele desenharia uma Mona Lisa em partes e ficaria linda para os apreciadores do cubismo) ela também sofreu ataques de ácido, pedradas e até mesmo uma xícara de café a atingiu. Que loucura! Depois de todo este sufoco e do pobre Leonardo Da Vinci ter chorado nos céus pela sua amada obra e de se perguntar porque tentam destruí-la, ficamos em nossas mentes com aquele belo, simples e misterioso sorriso de Mona Lisa... 


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

I'm Back!!

Boa Tarde!!!

Prezados seguidores e amigos,

Depois de alguns meses sem postar nada para vocês, sei que decepcionei muitos, porém voltei a ativa!! Não com a mesma intensidade que era tempos atrás, todavia com grande entusiasmo... Vamos começar a escrever!! Peguem suas penas, ou coloquem tinta em suas canetas, ou simplesmente digitem... Eu faço as duas - escrevo em meu caderno e no meu computador- confesso que amo estar conectada na internet, mas não consigo me desfazer dos meus caderninhos e blocos de nota. Fazer o que? Eu amo o cheiro do papel, adoro sentir a caneta deslizando por ele e quando vejo a obra final... Me emociono!! Vamos lá...