Boa Tarde!
Hoje é o dia dos biólogos, parabéns a todos estes profissionais!! Agora uma perguntinha a vocês, queridos aniversariantes, a respeito do seu padroeiro aqui no Brasil... Sabem quem é? Se não eu vos apresento... É o Papa Gregório I. Sim é um Papa... Sim é um Santo!! Vocês se perguntam, como pode um homem ligado a espiritualidade estar vinculado com profissionais que atuam, em boa parte, com a ciência? Na vida nem tudo é explicável, todavia eu vou lhes apresentar em poucas palavras a vida e obra de Gregório.
Nasceu em Roma - Itália - no ano de 540 d.C., era de uma família nobre e tradicional romana que seguia fielmente os preceitos católicos. Seu pai, Gordiaus (Gordiano), era um senador e sua mãe, Sílvia, uma dama conhecida por todos pela sua bondade e piedade pelos outros... Ambos são venerados como Santos até hoje. Foi prefeito, sim ele optou pela vida política, porém sempre se dizia ser um servo de Deus e em 575 ingressa num Mosteiro transformando em realidade o seu sonho espiritual. Em vez de sair de Roma para começar os seus estudos eclesiásticos, cidade que amava e prezava cada um que nela vivia, funda em sua casa, no Monte Célio, um novo Mosteiro Beneditino que fazia invocação a Santo André.
Sendo um homem dedicado a vida religiosa ganhou respeito e admirados e acabou se tornando Papa Gregório I... E como Pontífice foi responsável pelo envio dos primeiros missionários nas Ilhas Britânicas, a fim de converter os Anglos-Saxões em Católicos. Do mesmo modo foi responsável pela divulgação de um estilo musical apreciado até os dias de hoje, o Canto Gregoriano (Orações Cantadas) que são tão bonitos e tão envolventes. Além disso tudo Gregório deixou um legado literário muito vasto, entre eles se acham sermões, estudos sobre a Bíblia, "Regra Pastoral" chamado de o verdadeiro manual de santidade para os pastores do rebanho do Senhor, bem como foi o responsável pela compilação dos sete pecados capitais (Gula, Preguiça, Soberba, Luxúria, Ira, Avareza e Inveja).
Foi considerado um dos grandes Papas que a Igreja Católico possuí em sua história, uma vez que lutou por todos os filhos de Deus a buscarem sua paz e levar a palavra do Pai a todos os cantos que podia. Para muitos a Igreja teve uma nova partida após o seu Papado, isto é, a Igreja reinicia o seu caminho espiritual em nome de Deus e somente a ele. Devoto, dedicado e sempre amado...Por este motivo se dizia ser Servus Servorum Dei (Servo dos Servos de Deus) e não um Santo!!
Será que é por estas características que ele se torna padroeiro dos biólogos? Ou é por simplesmente ter uma coincidência de datas... 3 de setembro dia dos biólogos e 3 de setembro dia da eleição e aceitação de Gregório a Papa? Fica o questionamento, eu já tenho a minha resposta... Vocês optem por uma ou achem outra mais prudente!!
São Gregório Magno