Queres nos seguir? Venha!

Quem sou eu...

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Será que sou normal? maluca? pessimista? otimista? sincera? ingrata? realista? cruel? amável? da esquerda? da direita? do centro? rica? pobre? religiosa? atéia? agnóstica? educada? ignorante? mal compreendida? Quem sabe? Simplesmente sou... Eu!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Aconteceu na História...: Winston Churchill (1874-1965)


Comentário dela:
Quem era? Filho de Lorde Randolph Spencer-Churchill e da socialite norte-americana Jennie Jerome, neto do sétimo duque de Marlborough e do terceiro marquês de Londonderry, Churchill nasceu no Palácio de Blenheim a 30 de novembro de 1874. Foi um político, estadista, escritor, jornalista, orador e historiador britânico, famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi primeiro-ministro por duas vezes (1940-45 e 1951-55). Ele é o único primeiro-ministro britânico a ter recebido o Prêmio Nobel de Literatura e o primeiro Cidadão Honorário dos Estados Unidos. Foi o primeiro a cunhar o termo "cortina de ferro" para ilustrar a separação entre a Europa comunista e a ocidental. Em primeiro de março de 1955, Churchill proferiu seu último discurso na Câmara dos Comuns como chefe de governo, intitulado "Jamais desesperar" anunciando a sua renúncia ao mandato de primeiro-ministro, não sem antes alertar o mundo, mais uma vez, para o risco de guerra nuclear. Depois, continuou na Câmara dos Comuns até pouco tempo antes de falecer. Nos últimos anos de vida parlamentar, teve atuação discreta, proferindo discursos apenas ocasionalmente. Apesar da carreira política de Churchill ser marcada por ocupar posições de destaque dentro do governo britânico em ambas as grandes guerras do século XX, pela análise de seus discursos verifica-se sempre uma busca pela paz, tendo chamado a Segunda Guerra Mundial de "a guerra desnecessária", defendendo a idéia que os países europeus deveriam ter impedido a Alemanha de recompor suas forças armadas antes da guerra, visando a evitá-la. Churchill acreditava que a entrada dos Estados Unidos da América na guerra era essencial para a derrota dos nazistas, criando grandes laços com os estadunidenses e com o presidente Franklin Roosevelt, tendo feito com este diversos contatos, entre eles a concepção da Carta do Atlântico em 1941. Apesar de ser incondicionalmente antinazista, Churchill era defensor da higiene racial. Colocando de lado estes assuntos, parto para o essencial: o que aconteceu na história? Hoje se comemora o aniversário de nascimento de Winston Churchill, um homem que esteve presente em muitos momentos marcantes da história mundial e que através de suas palavras e atitudes mudou muito o cenário político, social, econômico e até mesmo cultural que vivemos no passado, no presente e viveremos no futuro. Como primeiro ministro britânico, ele também foi um "grande" homem para os rumos no mundo após a tão terrível e cruel Segunda Guerra Mundial. Se tiveres mais questões sobre ele, fique a vontade para acrescentar. Por hoje é isso... Um breve resumo de quem ele foi.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Usina Hidrelétrica de Belo Monte: Concordas?


Comentário dela:
Assistiu ao vídeo? Ainda não? Então assista e depois leia a minha mensagem. Tu não vai te arrepender. Eu espero. Já viu? Ok. Tu concordas com a construção da Usina de Belo Monte? Tu achas que ela vai trazer benefícios? Até aí tu podes ter respondido sim, mas e agora eu te pergunto: Tu achas que ela é uma boa opção? Será que não tem outras alternativas? Será que não tem uma alternativa que prejudique menos a região e as pessoas que vivem nela? Tu achas que ela é barata? Ou melhor, não há no mundo outra forma de fazer energia mais limpa e mais barata? Se tu respondeste não em pelo menos duas, tenho certeza que és contra a construção, por quê? Porque é um afronte a sociedade brasileira. Afronte? Sim. Não temos dinheiro para a saúde e educação, mas para a hidrelétrica temos. Não temos engenheiros e técnicos para aperfeiçoar a construção de energias limpas e sustentáveis, mas para a hidrelétrica temos. Não temos mais tantas áreas verdes na Floresta Amazônica para nos gabar ao mundo, mas para a construção temos, pois afinal vão destruir mais o que não temos mais. Pensem nisso! Somos contra o desmatamento ilegal. Somos contra o domínio de outros países perante a NOSSA Floresta. E somos a favor desta Usina? Eu não! Eu sou contra a mais um ímpeto do Governo de dizer que faz o certo, enquanto faz o errado e joga a sujeira para debaixo do tapete. Esse Governo tenta te enganar. Este Governo tenta dizer que é bom o ruim. Eu já assinei. Assine e seja mais um a dizer: Preserve a nossa Floresta! Preserve a nossa natureza! Preserve o nosso futuro! O povo ao longo da história ao se unir conquistou muitas coisas... Agora é a hora de fazermos de novo. De fazer valer à pena! Eu amo o meu país, apesar do roubo e da falta de caráter de certas pessoas... Mas eu quero mudá-lo, eu quero melhorá-lo, eu o quero mais limpo e mais bonito. Eu sou brasileira e quero a minha Floresta a cada dia mais linda e mais verde. E você? Quer ou vai ficar aí parado esperando sair na TV ou no jornal que já foi construída a hidrelétrica? Não seja mais um, e sim, seja a pessoa que fez a diferença, que mudou. Assine! E tenha a consciência limpa e tranqüila!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vale a pena ver... No cinema!: Amanhecer (Parte I)



Comentário dela:
Mais uma saga que chega ao seu fim, ou quase, porque ainda falta a parte II. Vejamos o que pode se comentar a respeito deste filme, afinal de contas é um romance entre uma humana, um vampiro e um lobo. Estranho? Sim. Juvenil? Sim. Contagiante? Sim. Sucesso? Sim. Isto é, de um simples livro se transformou em quatro obras de imensa repercussão mundial tanto nos jovens como nos adultos. Sejamos honestos. O certo é que das páginas eles foram parar nas telas do cinema e se tornou mais uma saga de sucesso. O último livro Amanhecer, assim como em Harry Potter (Um é bem diferente do outro, deixamos claro isso!) se dividiu em duas partes. Agora nos cinemas se encontra a primeira delas, a qual vai transcorrer o casamento de Bela Swan e Edward Cullen. Um casamento dos sonhos das meninas, por quê? É ao ar livre, com flores, homens bonitos, roupas e decorações delicadas, isto é, bem pastoril e bem piegas. Depois do casamento vem a... Lua de Mel! Meninas e meninos aviso: Não terá cenas picantes, mas terá um pouco de intensidade, se é que me entendem. E claro quem está na Lua de Mel faz "coisinhas" e depois vêm os nenês. Neste caso um. Vampiro? Humano? Você vera. O filme não passa disso, casamento, lua de mel e o parto. Só isso e mais nada. Algumas pinceladas de ação, romance, comédia e ficção. Um pouco de tudo e pouco de nada ao mesmo tempo. Não é ruim, todavia podia ser melhor, já que o s outros foram bem empolgantes e emocionantes. O que importa é que os fãs gostaram, uma boa parcela deles já está indo ver pela segunda e até terceira vez. Fã é fã, e sem eles nada importa. O filme foi para eles e para o público que se interessa. Vão ver, eu recomendo, pois nada mais romântico que um homem que jura amor eterno e é carinhoso contigo. E outra tem um lado "animal" que aquece o amor... (Risadas). Brincadeiras a parte, é a continuação de vários filmes, se você já viu os outros então vejam mais um... Vá!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dia do Músico: Frank Sinatra!


Comentário dela:
Hoje, 22 de novembro, é o dia do músico. De todos que já são profissionais, dos amadores, dos que estão aprendendo e dos amantes da música, porém resolvi escolher um dentre vários para homenagear. E ele é nada mais e nada menos que Francis Albert Sinatra, conhecido por todos como Frank Sinatra. Era filho de imigrantes italianos fez sucesso na carreira musical como na televisiva, onde atuou numa série e em muitos filmes norte americanos de sucesso. Contudo, hoje vou somente falar a respeito de suas lindas e tão penetrantes canções que encantaram gerações e que ainda continuam a influenciar e abobar as pessoas. Foi  considerado um dos maiores intérpretes da música na década de 1950, sua habilidade em criar uma longa e fluente linha musical sem pausas para respiração, sua manipulação de frases o fez chegar bem mais longe que o usual dos cantores populares. Ele é, foi e ainda será um dos melhores cantores que este mundo já presenciou. Infelizmente já falecera, mas o seu legado musical nunca morrerá, pois não deve ser esquecido por ninguém que aprecia uma boa melodia, uma vez que sucessos como "Fly me to the moon", "My Way" e "New York, New York" ainda tocam pelas rádios do mundo inteiro dissipando esta herança cultural sem preço. Ele é o cara! Não acham? Eu acho. Os jovens dizem ser antiquado gostar dele... Estão errados! Quem sabe o que é bom, sabe que ele é um dos melhores. Estas novas gerações musicais do mundo de hoje se inspiraram nele, porém não admitem... Podem acreditar! Suas canções são lindas, hipnotizantes, profundas, magníficas para se apreciar numa manhã, num pôr-do-sol, numa noite romântica, ou sozinha, ou até mesmo na companhia dos bons e velhos amigos. É tudo de bom! Logo abaixo está o vídeo de "New York, New York". Curtam! É um presente do blog para você...


domingo, 20 de novembro de 2011

Vale a pena ver... Em casa: Forrest Gump: O Contador de Histórias

Comentário dela:
Você já contou histórias extraordinárias? Você já relatou algum episódio que aos olhos dos outros parecia irreal? Você é criativo? Você inova? Você cria modismos? Você já escutou histórias extraordinárias? Se você respondeu pelo menos uma resposta afirmativa, então você é muito parecido com o Forrest Gump. E deve ver este filme. Por quê? Porque ele é ma-ra-vi-lho-so. Vou te contar uma história sobre este filme... Forrest Gump era um menino com QI de apenas 75, valor abaixo da média, e é portador de uma doença mental. Apesar de ter todas estas características, sua mãe, nunca o deixava se rebaixar. Ela sempre o incentiva a ser o melhor do colégio, da rua e da vida. Uma mãe exemplar! Forrest acaba se tornando um herói e um ídolo da nação norte americana. Como? Luta no Vietnã. Cria uma empresa de camarões (Famosa e bem sucedida). É campeão de futebol americano e de tênis de mesa. Encontra-se com celebridades, tais como: Elvis Presley (Ele o ensina a dançar), John Kennedy, Lyndon Johnson, Richard Nixon, John Lennon (Inspira-o a criar Imagine), entre outros que o filme nos releva. Gump era um sonhador. Gump era inocente. Gump é exemplo de uma pessoa boa e sem preconceitos. Ficou interessado (a)? Queres saber mais sobre o filme. Ou queres apenas se lembrar de algumas cenas que não se lembra? Então vai à locadora ou compra um DVD (Nada de Pirata!!! Sou contra. Sou a favor do artista e da equipe técnica que trabalharam arduamente para lhe dar uma produção de ótima qualidade e estes não lucram quando você compra pirata, pense nisso!!! Queres trabalhar e não ganhar nada com isso, porque os outros copiam o teu trabalho e vendem quase de graça? Não. Então não faça igual). Assista porque é um grande sucesso cinematográfico. Vencedor de 6 estatuetas do Oscar, ele cativou a ainda cativa o público. Com Tom Hanks, Robin Wright Penn, Gary Sinise, Sally Field e Haley Joel Osment.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Programa a dois, a três, a quatro...: Cachaçaria Água Doce (Atraso)

Comentário dela:
Nada melhor que uma boa bebida acompanhada de uma boa comida, não acham? A Cachaçaria Água Doce é uma ótima pedida, pois traz uma excelente culinária e um cardápio de bebidas de dar água na boca. Aonde tem unidades? Em Alagoas, na Bahia, no Distrito Federal, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná,  Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Ao todo são 96 estabelecimentos espalhados entre estes dez locais. Um número bem alto, e tu ainda não conheceis? O que espera? Saiba que tem pratos para todos os gostos:  aves, suínos, carnes, frutos do mar, até os pratos típicos nacionais. Também tem saladas, caldos e os deliciosos, apetitosos... Pratos chamados de "Doce - Buteco". Hummm. Sabes o que vem nesta categoria? Então eu digo... Bolinho de carne de sol, lingüiça na chapa com mandioca, porções de moela à mineira e de calabresa, entre tantas outras. Tudo uma delícia! E as bebidas? Calma, já vou comentar. Tem as batidas de frutas (Maracujá, limão, guaraná...) e tem os coquetéis de verão e inverno. Tudo feito com muito amor e carinho, e também com cachaça ou vodka! Os ambientes são ótimos para bater um bom bate-papo, tudo bem confortável e de excelente bom gosto. Procure se em sua cidade tem e vai lá conferir.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Proclamação da República do Brasil!


Comentário dela:
A Proclamação da República Brasileira foi... "Um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador Pedro II. Então se proclamou a República dos Estados Unidos do Brasil. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiúva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos estes membros regulares da maçonaria brasileira".  Isso todo já mundo sabe, não é verdade? Aprendemos em muitos lugares, bem como na escola, em casa, nos livros, e até mesmo nos filmes. Não faltaram oportunidades. Valeu à pena? Sim. Porém já se passaram 122 anos que gritamos por melhores condições de vida. Lutamos e continuamos a lutar por um país mais digno na área política, econômica, social, cultural, entre outras. Por isso devemos comemorar, pois a cada dia que passa devemos ir as ruas e pedir melhorias. Devemos gritar, unir e reivindicar tudo o que temos direito... Isso é ser vencedor! Isso é ser vitorioso! Isso é ser guerreiro! Isso é ser brasileiro!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Hora Cultural: Feira do Livro de Porto Alegre

Comentário dela:
A Feira do Livro de Porto Alegre, promovida pela Câmara Rio-Grandense do Livro, e que já tem espaço reservado na agenda dos gaúchos a cada primavera, chega a sua 57ª edição. Ocupa, mais uma vez, a já tradicional área da Praça da Alfândega, estendendo-se até o Cais do Porto, entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro. Maior evento do mercado livreiro das Américas a céu aberto e com entrada franca, recebe autores e convidados de vários outros estados e países. São cerca de 700 sessões de autógrafos, aproximadamente 200 palestras e debates, 400 encontros com autores, saraus, contações de histórias e outras atividades específicas para os públicos infantil e juvenil, principalmente alunos de escolas do ensino fundamental e da educação infantil, além da EJA. A intensa e diversificada programação também conta com seminários, oficinas, apresentações artísticas, exibições de filmes e a inauguração da biblioteca infantil Moacyr Scliar, em homenagem ao escrito gaúcho falecido este ano. A principal novidade desta edição é a inclusão dos Dias Temáticos na programação. Diariamente, um tema diferente aborda em, pelo menos, uma atividade na programação para adultos e em outra na Área Infantil e Juvenil. Os temas escolhidos são: Biblioteca; Livro e Leitura; Suspense; Literatura de Terror; Viagens; Cinema; Humor; Cultura Popular; Conto; Gastronomia; Afra descendência; História; Antropologia; América Latina; Corpo/Saúde/Erotismo; Direitos Humanos e Acessibilidade; Dia Mundial da Gentileza; Ecologia e Comunicação. Em 2010, a Feira do Livro foi reconhecida como patrimônio imaterial da cidade pela Secretaria Municipal da Cultura. Em 2006, já havia recebido a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que reconheceu o evento como um dos mais importantes do Brasil. E o que você está esperando? Vai pra lá agora mesmo... Acaba amanhã!

Dia Nacional da Alfabetização!


Comentário dela:
A alfabetização é essencial para a nossa vida, pois abre as portas do conhecimento, da nossa vida cultural. A partir deste aprendizado é que aprendemos a ler e entender a nossa política, sociedade, economia, religião, todo o nosso meio. Isso é fantástico! Em termos pedagógicos a alfabetização "consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento". Existem métodos de alfabetização, bem como: Predominantes sintéticos (Partem das partes para se chegar ao todo); Alfabéticos (Conhecidos como silábicos, ficou marcado no Brasil pelo uso da Cartilha "Caminho Suave"); Paulo Freire (Alfabetização de adultos desenvolvida pelo educador Paulo Freire, iniciava-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e assim seleciona as palavras que servirão de base para as lições);  Fônico (Ênfase ao ensino dos sons das letras, partindo das correspondências, sons-letras, mais simples para as mais complexas e depois a combiná-las. Permitindo dessa forma que se consiga ler toda e qualquer palavra); Global ou analítico (Opunha-se ao método sintético, questionando dois argumentos dessa teoria. Um que diz respeito à maneira como o sentido é deixado de lado e outro que supunha que a criança não reconheceria uma palavra sem antes reconhecer sua unidade mínima). Entre outros tantos métodos que se aplicam no país. Graças a estes métodos, hoje no Brasil, cerca de 9,6% da população com 15 anos ou mais de idade são analfabetos. É uma vergonha se compararmos com os nossos vizinhos os chilenos, que possuem 1,4%. Pois bem, o país tem que aprender muito, assim como tem que investir muito mais em projetos, escolas e nos professores para que estes números cheguem a zerar. Este deve ser o objetivo de nossos parlamentares. Vamos mudar! Vamos educar nossa população! A educação é o futuro de uma nação...

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

11.11.11: Besteira ou Superstição?

Opinião dela:
Hoje, dia 11 de novembro de 2011, o que mais se ouve nas ruas, nos jornais, na televisão e da mesma forma na internet é a respeito das forças astrológicas, espirituais, dos zodíacos e afins que envolvem esta data. Será que uma besteira? Ou será que é uma superstição que devemos respeitar? Vejamos alguns fatos que ocorreram hoje pelo mundo. China: um país cheio de crenças acredita que o dia 11.11 é o dia dos solteiros ("guanggunjie"), isto é, todos devem se reunir e tentar encontrar o seu par perfeito. Bobagem? Não sei. Até porque em torno de 400 noivos saíram correndo para assinar a tão sonhada certidão de casamento, é isso mesmo, um bando de homens foram às pressas aos cartórios pela China. Será que vai durar para sempre estes casamentos? Isso dependerá de outros números, se é que me entendem. Vietnã: Também terá casamentos coletivos, afinal de contas hoje é um dia de boa sorte pela Ásia. Índia: nasceram gêmeos no dia 11.11.11, ás 11h11min? Ah, seria demais, mas o certo é que para uma família indiana, hoje é um dia muito feliz, não acham? Eu acho que sim, o mundo esta em fase de mudanças, e as pessoas também. Tudo ao nosso redor está amadurecendo ou tentando amadurecer e nós devemos ir junto nesta onda. Só sei que hoje, é um lindo dia de primavera para tentarmos mudar a nossa vida. Quem sabe pensar mais antes de agir? Quem sabe respeitar o próximo, assim como queremos ser respeitados? Mudar! Renovar! Ser feliz! Amar o próximo como a si mesmo, pois assim não o agredimos com palavras ou ações, pois sabemos que após um momento desses sempre vem o arrependimento, e isso é ruim. Não nos faz bem, pelo contrário, só piora a nossa alma e o nosso dia, quem sabe semana e até mesmo o mês. Então aproveite o dia 11.11.11 para mudar. Aproveite para fazer as mandingas, rituais ou apenas curtir o dia entre as pessoas que ame.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Espaço Literário: Feliz por Nada!


Opinião dela:
Martha Medeiros é irrelevante! É sensacional! É criativa! É audaciosa! É realista! É tudo de bom... Uma excelente escritora, a qual te leva a compreender, ou pelo menos tentar entender, o mundo em que vivemos. Neste livro, que é uma coletânea de crônicas: "Feliz por nada!", Martha faz uma análise sobre esta expressão tão comum em nosso dia a dia. Explica que ela pode ser pronunciada porque engatou um novo amor, conseguiu uma promoção, ganhou uma bolsa de estudos, perdeu os quilos que precisava ou algo do tipo. Há sempre um por que segundo a autora. Ela salienta que particularmente, gosta de quem tem compromisso com a alegria, que procura relativizar as chatices diárias e se concentrar no que importa pra valer, e assim alivia o seu cotidiano e não atormenta o dos outros, mas não estando alegre, ela diz que é possível ser feliz também. Acho bárbaro quando ela diz: "Você não precisa ter que responder ao mundo quais são suas qualidades, sua cor preferida, seu prato favorito, que bicho seria. Que mania de se autoconhecer. Chega de se autoconhecer. Você é o que é, um imperfeito bem-intencionado e que muda de opinião sem a menor culpa". Isso não é verdade? Eu acho que sim. Temos que parar de querer entender tudo o que ocorre conosco e na nossa volta. E sim, temos que curtir a vida, ser feliz, amar a natureza que nos cerca, os amigos que encontramos, e nós mesmos, afinal devemos ser Felizes por nada! Leiam. É sério, leiam. Martha Medeiros vai te cativar com a sua análise e vocês não vão parar mais de ler.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Hora Cultural: Natal Luz - Gramado



Opinião dela:
Em 1986 surgia uma das atrações mais esperadas entre os jovens e do mesmo modo entre os adultos, o Natal Luz em Gramado (RS). De alguns enfeites pelas ruas, do som de alguns alto-falantes se transformaram num jogo de luzes, fantasias, imaginações, teatros, orquestras, corais e muitas outras alegrias  que hoje fazem da cidade um verdadeiro "palco" de surpresas e shows de arrancar suspiros. Em muitos momentos os adultos voltam a ser crianças, assim como as crianças se sentem ao lado destes espetáculos adultos, pois se conectam com cada personagem que passa pelas ruas, ou que se encontram pela cidade, acabamos "entrando" neste mundo mágico. São muitos eventos que nós podemos desfrutar, todavia quis selecionar um dos que eu achei mais lindo... O Nativitaten! Produzido as margens do Lago Joaquina Rita Bier é uma ópera a céu aberto. Cantores líricos posicionados em balsas remontam a origem do natal, chamas de fogo saem de dentro do Lago, chafarizes de água desenham formas em meio a raios laser, fogos de artifícios costuram os temas do início ao fim, numa comovente e única apresentação. E para completar tudo isso, um coral de 100 vozes faz performances dando mais emoção à atração. Vale a pena ir. Além de apreciar este e mais outros programas a cidade de Gramado irá te encantar por toda a sua estrutura, praças, restaurantes, bares, e claro, a população tão especial e educada. Vá e divirta-se!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mangiare...Seção Goumert: Salmão ao champignon

Foto ilustrativa do peixe salmão, e não do prato em destaque


Opinião dela:

Ingredientes Prato Principal:
- 2 postas de salmão;
- sal a gosto;
- 3 dentes de alho picados e amassados;
- pimenta do reino a gosto;
- suco de um limão.

Molho:
- 1 colher de manteiga;
- 1 vidro pequeno de cogumelos em fatias;
- 1 xícara de creme de leite;
- sal e pimenta do reino branca a gosto.

Modo de Fazer:
- Tempere as postas de salmão com alho, sal, limão e pimenta; Deixe marinar por meia hora; Grelhe as postas de salmão até dourarem; Para o molho, derreta a manteiga, refogue os cogumelos; Acrescente o creme de leite e deixe engrossar; Tempere e coloque sobre o salmão grelhado;