Queres nos seguir? Venha!

Quem sou eu...

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Será que sou normal? maluca? pessimista? otimista? sincera? ingrata? realista? cruel? amável? da esquerda? da direita? do centro? rica? pobre? religiosa? atéia? agnóstica? educada? ignorante? mal compreendida? Quem sabe? Simplesmente sou... Eu!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

São Gregório Magno... O Padroeiro dos Biólogos!!

Boa Tarde!

Hoje é o dia dos biólogos, parabéns a todos estes profissionais!! Agora uma perguntinha a vocês, queridos aniversariantes, a respeito do seu padroeiro aqui no Brasil... Sabem quem é? Se não eu vos apresento... É o Papa Gregório I. Sim é um Papa... Sim é um Santo!! Vocês se perguntam, como pode um homem ligado a espiritualidade estar vinculado com profissionais que atuam, em boa parte, com a ciência? Na vida nem tudo é explicável, todavia eu vou lhes apresentar em poucas palavras a vida e obra de Gregório. 
Nasceu em Roma - Itália - no ano de 540 d.C., era de uma família nobre e tradicional romana que seguia fielmente os preceitos católicos. Seu pai, Gordiaus (Gordiano), era um senador e sua mãe, Sílvia, uma dama conhecida por todos pela sua bondade e piedade pelos outros... Ambos são venerados como Santos até hoje. Foi prefeito, sim ele optou pela vida política, porém sempre se dizia ser um servo de Deus e em 575 ingressa num Mosteiro transformando em realidade o seu sonho espiritual. Em vez de sair de Roma para começar os seus estudos eclesiásticos, cidade que amava e prezava cada um que nela vivia, funda em sua casa, no Monte Célio, um novo Mosteiro Beneditino que fazia invocação a Santo André.
Sendo um homem dedicado a vida religiosa ganhou respeito e admirados e acabou se tornando Papa Gregório I... E como Pontífice foi responsável pelo envio dos primeiros missionários nas Ilhas Britânicas, a fim de converter os Anglos-Saxões em Católicos. Do mesmo modo foi responsável pela divulgação de um estilo musical apreciado até os dias de hoje, o Canto Gregoriano (Orações Cantadas) que são tão bonitos e tão envolventes. Além disso tudo Gregório deixou um legado literário muito vasto, entre eles se acham sermões, estudos sobre a Bíblia, "Regra Pastoral" chamado de o verdadeiro manual de santidade para os pastores do rebanho do Senhor, bem como foi o responsável pela compilação dos sete pecados capitais (Gula, Preguiça, Soberba, Luxúria, Ira, Avareza e Inveja).
Foi considerado um dos grandes Papas que a Igreja Católico possuí em sua história, uma vez que lutou por todos os filhos de Deus a buscarem sua paz e levar a palavra do Pai a todos os cantos que podia. Para muitos a Igreja teve uma nova partida após o seu Papado, isto é, a Igreja reinicia o seu caminho espiritual em nome de Deus e somente a ele. Devoto, dedicado e sempre amado...Por este motivo se dizia ser Servus Servorum Dei (Servo dos Servos de Deus) e não um Santo!! 
Será que é por estas características que ele se torna padroeiro dos biólogos? Ou é por simplesmente ter uma coincidência de datas... 3 de setembro dia dos biólogos e 3 de setembro dia da eleição e aceitação de Gregório a Papa? Fica o questionamento, eu já tenho a minha resposta... Vocês optem por uma ou achem outra mais prudente!! 

São Gregório Magno

4 comentários:

Anônimo disse...

Há uma coincidência com a data que proclama o dia dos biólogos e a eleição de papa papa Gregório. Um homem , sem dúvida muito respeitado. Mas o padroeiro dos biólogos , veterinários e animais é São Francisco de Assis. Suas atitudes de humildade e amor à vida que leva o título de padroeiro aos que amam a vida e se dedicam à ela!

Unknown disse...

Para mim o padroeiro dos biologos é São Francisco de Assis, pelo seu grande amor à natureza, animais, plantas, água. São Gregorio para mim foi só uma concidencia de data. A história de vida dele não tem relação com o biologia

Jansen disse...

Ele CLASSIFICOU os 7 pecados capitais.
Quer coisa mais biólogo do que classificar?
HAHAHAHA
Brincadeiras a parte, acho que foi só coincidência mesmo.
De qualquer forma, curti o padroeiro da minha profissão.

Anônimo disse...

São Francisco de Assis não tem nenhuma ligação com botânica, excluindo biólogos que atuam nessa área. Microbiologia então...