O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulgou os tão esperados dados informativos a respeito da população brasileira, entre os quais se destacam a expectativa de vida, mortalidade infantil, proporção de mulheres e homens e por aí vai. É claro que isso vai despertar curiosidade nas pessoas, afinal de contas temos interesse em saber como está o país que nós vivemos através dos números – Ok! Não quero adentrar na nossa economia, vamos fazer de conta que ela não existe neste momento. Vocês sabem que se é para criticar eu critico... –, país que adora comparar, não é mesmo? E as pesquisas sempre são comparativas, até porque não teriam graça ver apenas números e nada de dados que nos deixem “loucos” para analisar e depois dizer: “Ah... Eu sabia! Pioramos!” ou “Ah... Eu sabia! O país me surpreende a cada dia que passa. Legal!”. Sempre é assim, as pessoas falam bem ou falam mau, porém tem alguns que ficam quietos e outros nem querem saber o que o IBGE falou... E tem alguns que nem sabem o que é IBGE! Devem ver o “I” na frente e logo pensam que é imposto! Bom, vejamos alguns desses índices: A expectativa de vida de 1960 a 2010 aumentou (Poxa vida! Em 50 anos não aumentar nem um pouco, estávamos na pior pra não dizer outra coisa) de 48 anos para 73,4 anos; O número médio de filhos por mulher caiu de 6,3, em 1960, para 1,9, em 2010 (Ótimo! Ter seis filhos hoje é muita responsabilidade, temos que pensar muuuuito antes); Estamos mais velhos! A população de 65 anos ou mais aumentou 2,7% (1960) para 7,4% (2010); A população com idade entre 0 e 14 anos caiu de 42,7% (1960) para 24,1% (2010) (A tão sonhada pirâmide está se tornando realidade... Não sabe o que eu falo? Então não te lembras das aulas de geografia? Ainda não! Pesquise!); Em 1960, existiam 99,8 homens para cada 100 mulheres. Em 2010, eram 96 homens para cada 100 mulheres (Isso é bom ou ruim?); Segundo o IBGE, 90,6 milhões de brasileiros se declararam como brancos em 2010, o equivalente a 47,7% da população. No mesmo ano, 82,8 milhões de pessoas se classificaram como pardos (43,1%) e outros 14,3 milhões, como pretos (Lembrete: Os termos branco, preto e pardo são utilizados no relatório oficial do IBGE); O levantamento da mesma forma apontou que 817 mil pessoas se declararam indígenas (0,4%) e desse universo, 60,8% estavam concentrados nas áreas rurais. Do total da população brasileira, apenas 15,6% vivem na zona rural. E por aí vai... Querem saber mais sobre religião? Por exemplo, os evangélicos cresceram muito no país, basta acessar o site do IBGE. Até mais...
O blog é sobre a cultura. Nacional e internacional. Geral e específica. Desde as tradicionais concepções de mitos, tradições, costumes e folclore de qualquer país. Até discussões sobre a culinária, literatura, cinema, festas, palestras, cursos, entre tantos outros temas da nossa vida cultural. Perguntamos: O que faríamos sem um pouco de cultura? Nada! Carecemos dela. Por isso abrimos este espaço. Para que todos nós possamos debater cada um desses assuntos. Seja bem-vindo!
Queres nos seguir? Venha!
Quem sou eu...

- Ela...
- Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
- Será que sou normal? maluca? pessimista? otimista? sincera? ingrata? realista? cruel? amável? da esquerda? da direita? do centro? rica? pobre? religiosa? atéia? agnóstica? educada? ignorante? mal compreendida? Quem sabe? Simplesmente sou... Eu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário