Quem foi Alberto Santos Dumont? Para os brasileiros um heroico inventor, para as demais pessoas um grande inventor e para alguns outros um simples inventor que não superaria os irmãos Wright. O mais prudente a se fazer é, simplesmente, analisar o que Santos Dumont fez e que foi reconhecido não apenas pela população e sim por órgãos internacionais. Antes de analisar estes fatos gostaria de escrever uma brevíssima biografia dele. Nasceu em 20 de julho de 1873 em Palmira no Estado de Minas Gerais / Brasil. Era o sexto filho de Henrique Dumont, engenheiro formado pela Escola Central de Artes e Manufaturas de Paris, e Francisca de Paula Santos. Viajou pelo mundo aprendendo e conhecendo tecnologias que o fizeram criar mais e mais durante os anos seguintes, sempre muito estudioso queria aperfeiçoar seus inventos. Em 23 de julho de 1932, aos 59 anos de idade, morre em Guarujá - São Paulo.
Análise. Fato 1: Ele projetou, construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina e esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX. Com a vitória no Prêmio Deutsch, ele também foi, portanto, o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares. E aí? Gostou? Ou queres mais? Fato 2: Ele também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, em 23 de outubro de 1906 ele voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie' (em francês significa "ave de rapina"), no Campo de Bagatelle, em Paris. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros com o Oiseau de Proie III. Esses voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar, e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento. Olhando assim pode se chegar à conclusão que Alberto Santos Dumont foi um aeronauta, inventor e esportista brasileiro de fama internacional. Não tem como negar as suas ideias e iniciativas de demonstrar isso.
Uma de suas obras mais apreciadas é o 14-Bis, era constituído por um aeroplano unido ao balão 14, que fora utilizado em voos feitos por Santos Dumont em meados de 1906. Daí o nome "14-bis", isto é, o "14 de novo", devido ao fato do balão estar sendo reaproveitado. Para reduzir o peso do aeróstato Santos Dumont retirou o balão e, para compensar o aumento de peso, no dia 3 de setembro de 1906 duplicou a potência do aparelho, instalando um motor de 50 cavalos-vapor no lugar do de 24 até então utilizado. Transformou o 14-bis assim no Oiseau de Proie, com o qual obteve um salto de 8 metros em 13 de setembro de 1906. Para melhorar o seu desempenho fez mais mudanças: envernizou a seda das asas para aumentar a sustentação, retirou a roda traseira, por atrapalhar a decolagem, e cortou a estrutura portadora da hélice. Com isso se tornou um dos grandes inventos de Dumont e uma das imagens mais lindas vistas até hoje no campo da aeronáutica, uma vez que voou lindamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário