Queres nos seguir? Venha!

Quem sou eu...

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Será que sou normal? maluca? pessimista? otimista? sincera? ingrata? realista? cruel? amável? da esquerda? da direita? do centro? rica? pobre? religiosa? atéia? agnóstica? educada? ignorante? mal compreendida? Quem sabe? Simplesmente sou... Eu!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Meio Ambiente: Preserve!


Opinião dele:
Não é preciso muito esforço para fazer nossa parte neste mundo! Atitudes ecológicas podem nos acompanhar sempre ao longo do dia. Desde as primeiras horas da manhã até o momento em que retornamos para cama. Seja criativo... PARE! PENSE! Olhe o mundo a sua volta, seu dia a dia... Pergunte-se: Como fazer deste mundo um lugar melhor de se viver? Só afaste-se dos pensamentos egoístas. Destes pensamentos o mundo esta cheio. Tenha uma atitude transformadora. Faça algo por este planeta! Todos sabem o que deve ser feito. E para não ficar vago demais cito somente duas palavrinhas: Atitude e iniciativa. “Sempre pensei ser da geração que iria mudar ecologicamente este planeta. E continuo muito otimista em relação a esta certeza.” Aprendi na escola, nas aulinhas de ciências, o que deveria ser feito e nunca mais esqueci. Quem aqui não aprendeu? Qual é a porcentagem dos milhares de usuários que atrolhão as redes sociais que não sabem alguma coisa a respeito de atitudes ecológicas? Garanto que algo em torno do número 0,0000001%. E porque não notamos a nossa volta atitudes diretamente relacionada com a proporção de conhecimento? Porque daí o mundo seria o lugar perfeito de se viver. Sei que achamos o assunto corriqueiro e recorrente! E mesmo sendo notório os vieses que conduzem o contexto da ecologia atualmente percebo que esta prática não aderiu suficientemente na maioria dos indivíduos da sociedade. Assim como o tema relacionado à ecologia é recorrente e corriqueiro, mas sem nunca perder sua relevância. Igualmente pensamos ser prudente ilustrar o assunto com um simples conto também já muito rotulado socialmente que passou a ocupar a classe das historinhas desdenhosas, entretanto, segue firme e forte bem atualizada.

PARÁBOLA DO BEIJA-FLOR
Certa vez houve um grande incêndio em uma floresta. Apavorados, todos os animais trataram de fugir o mais rápido que possível para um local seguro. Todos, menos um pequeno beija-flor que começou a voar até o rio e, em inúmeras vezes, ele ia e voltava com o bico cheio de água e jogava sobre o fogo que se alastrava cada vez mais. Vendo isso o leão parou e zombateiramente perguntou o que aquele pequeno pássaro estava fazendo: Mas o que você acha que vai conseguir com esse biquinho tão pequeno? Isso não é nada perto de um fogaréu tão grande rapaz. No que o beija-flor lhe responde. Posso ter o bico pequeno e não conseguir apagar esse fogo sozinho, mas estou fazendo a minha parte.
“Neste sentido, sejamos discretamente um beija-flor e não o importuno Leão”

Opinião dela:
Ser “verde” é ser consciente. Devemos ter respeito, dedicação e atitudes positivas com a nossa natureza... Como a nossa vida! O ar que respiramos é ela que nos dá. Os móveis e demais utensílios (A grande maioria dos materiais) é ela quem nos fornece. A comida é cultivada em seu solo que é rico em vitaminas e mineral. O dia e a noite é ela que nos glorifica a cada amanhecer e entardecer. Os animais que adoramos contemplar e procurar e as flores que admiramos por suas diferentes formas, são ela que nos dá. Ninguém percebe? Enxerga? Ou ninguém quer admitir. A natureza infelizmente foi deixada de lado, consumimos tudo dela e nunca demos nada a ela. Não deveríamos mais dizer que ela é verde... Deveríamos dizer que ela está vestida de preto. Está de luto. Devido a todos os egoístas, mal-educados, arrogantes, usurpadores, delinqüentes e todos os adjetivos destes níveis que podemos citar. Por isso mudem. MUDEM! Tomem atitudes para salvá-la. Não interessa se estava previsto que ocorresse o desgelo e o aquecimento global. Interessa-me é a barbárie que ocorre e ninguém faz nada. Façamos então... Não jogue lixo no chão e sim no lixo; Use sacolas de tecidos ou as conhecidas como retornáveis; Feche a torneira se não é necessário deixá-la ligada; Apague as luzes; Compre, de vez enquanto (Sei que é mais caro, por isso coloca à vezes) comidas sem agrotóxicos; Cuido dos animais como se fossem seus e não deixem os outros machucarem; Se puder deixe o carro na garagem e opte uma vez ou duas na semana em andar a pé, ou de ônibus, ou de bicicleta; Mude. Inove. Faça. Se todos nós fizermos a nossa parte a natureza viverá por muitos anos do jeito que ela deve viver... Florida! Cheia de animais! Com águas limpas! E a mais importante de todas que viva sempre... Verde! Cito uma frase de Confúcio: “Se você tem metas para um ano. Plante arroz Se você tem metas para 10 anos. Plante uma arvore Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente”. Pense e faça!

Nenhum comentário: