Queres nos seguir? Venha!

Quem sou eu...

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Será que sou normal? maluca? pessimista? otimista? sincera? ingrata? realista? cruel? amável? da esquerda? da direita? do centro? rica? pobre? religiosa? atéia? agnóstica? educada? ignorante? mal compreendida? Quem sabe? Simplesmente sou... Eu!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mangiare...Seção Goumert: Cheesecake!


Opinião dela:
Eles podem ser de frutas: amora, ameixa, banana, framboesa, goiaba, kiwi, laranja, limão, maçã, morango e uva. Tem os de chocolate preto, branco, os dois juntos e o de caramelo. Também tem os mais diferentes como o de abóbora, amendoim, aveia, tiramisu e por aí vai à lista. E claro que não podia falta o tradicional que é de queijo, na maioria dos casos é a ricota. Todos estes sabores deliciosos e apetitosos são de chessecakes. Tu sabes a origem dele? Pense bem. Tem certeza? Absoluta? Pois a resposta não é Estados Unidos da América. E sim Grécia! É mais antigo do que todos nós pensávamos. Segundo a história surgiu durante os Jogos Olímpicos na Ilha de Dellos, em 776 a.C. Após os romanos conquistar a bela e elegante Grécia, a história conta que eles ofereciam o cheesecake aos seus deuses. Uma forma de “mimá-los” por tudo o que eles fizeram e que iriam fazer. Foi assim que a receita foi propagada através da Europa. Mais ou menos assim: Dos gregos aos romanos... Dos romanos aos alemães, ingleses, franceses... Aos Estados Unidos... E Brasil! Sim, foram os estadunidenses que propagaram esta esplendorosa receita por meio da televisão, jornal, revista e nos seus bares e restaurantes. O mundo se encantou e começou a fazê-los! Crocantes, macios, leves, saborosos, lindos de se ver e comer. Esses são os cheesecakes que adoramos comer em festas, bares, restaurantes... E com um expresso? Hmmm... Uma combinação perfeita!

Opinião dele:
Digamos que Cheesecake com frutas vermelhas esta no topo da lista das melhores combinações para relaxar e esquecer o rigoroso inverno gaúcho. Gosto de um bom café expresso e uma generosa fatia desta torta. É a combinação perfeita para aquecer um bom bate-papo nas gélidas tardes do inverno aqui no sul! Tempos atrás não fazia muito gosto de saborear esta torta. Porque achava que era um doce que não era doce. E como digo: com calda de frutas vermelhas por cima devoro até berinjela… Em termos de degustação sempre procurei manter meu paladar bem acentuado, doce ou salgado, nunca mesclando os dois gêneros de alimento. Cada um no seu devido momento. Até essa pauta me recorda um amigo que chacoteávamos no primeiro ano. Ele comia bolacha trakinas sabor meio a meio junto com fandangos e de quebra um cachorro quente da van na saída da escola. Dizíamos que ele tinha estomago de avestruz por fazer uma lavagem no seu estomago. E pior que nós tentávamos imitá-lo para ver a sensação do gosto, mas nunca foi do nosso agrado tanta mistura. Mas o apelido certo que rolou durante os três anos… Hoje, um pouco mais maduro, já me arrisco a saborear algumas iguarias que mesclam seus sabores. Sempre procurando provar coisas novas. Algumas ainda mantenho bem longe… Já outras passo a gostar. E quando tenho a oportunidade de ver na minha frente essas guloseimas que foram recém adicionadas à lista do meu paladar, são sempre pedidas certas. Então aqui vai a receitinha desta iguaria deliciosa que é sempre bem vinda a qualquer momento. Cheesecake com frutas vermelhas: Ingredientes, 200g de biscoito tipo maisena, 5 colheres (sopa) de manteiga derretida 250g de ricota, 2 xícaras (chá) de leite, 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado, 1 xícara (chá) de creme de leite , 2 e 1/2 envelopes de gelatina em pó incolor e sem sabor. Calda de morango ou frutas vermelhas: 300g de morangos ou framboesas, 4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro, 1 colher (sopa) de suco de limão. Modo de preparo. 1ª etapa: Coloque os biscoitos no liquidificador e triture bem. Em uma vasilha, coloque a manteiga, junte os biscoitos triturados e misture bem os ingredientes formando uma massa. Coloque no fundo de uma fôrma de aro removível de 26 cm de diâmetro, pressione bem com os dedos e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 8 minutos. 2ª etapa: No liquidificador, bata a ricota e o leite. Adicione o açúcar e continue batendo. Coloque o creme de leite e a gelatina já dissolvida conforme instruções da embalagem e bata rapidamente. Despeje na base já montada no aro removível e leve à geladeira por 4 horas. Desenforme e sirva com a calda de morango ou frutas vermelhas. 3ª etapa: Para a calda, no liquidificador bata a fruta (morango ou framboesa) com o açúcar até formar um purê. Peneire e acrescente o limão. Em uma panela ferva a calda em fogo baixo por 10 minutos. Decore com folhas de hortelã. Tempo 1h (+4h de geladeira). Rendimento 10 Porções.

Nenhum comentário: