O livro deste mês é de um dos autores mais aclamados da literatura estrangeira, Umberto Eco. Em o Cemitério de Praga o autor vai narrar personagens históricos em uma trama na qual se desenrola a história de complôs, enganos, falsificações e assassinatos, em que encontramos o jovem médico Sigmund Freud (que prescreve terapias à base de hipnose e cocaína), o escritor Ippolito Nievo, judeus que querem dominar o mundo, uma satanista, missas negras, os documentos falsos do caso Dreyfus, jesuítas que conspiram contra maçons, Garibaldi e a formação dos Protocolos dos Sábios de Sião. A única figura inventada nesse romance é o protagonista Simone Simonini, embora o autor defenda que basta falar de algo para esse algo passar a existir. Eco recria uma Europa em fins do século XIX, agitada pelo antissemitismo e pelo movimento de unificação italiano, do mesmo modo retrata uma Paris fervilhante, com atentados contra o governo de Napoleão III até pormenores arrepiantes da comuna de Paris. Há pessoas que gostam de Umberto Eco, há pessoas que não gostam e também há pessoas que tentam ler suas obras como individuais, isto é, sempre acreditando que uma pode acabar superando a outra. Cemitério de Praga é um exemplo disso. A melhor dica que eu posso lhes dar é: Compra e leia e depois tire as suas próprias conclusões. Nunca é demais ler e se não gostarem tudo bem, pelo menos podem dizer os pontos fracos do livro... Uma boa leitura a todos!!
O blog é sobre a cultura. Nacional e internacional. Geral e específica. Desde as tradicionais concepções de mitos, tradições, costumes e folclore de qualquer país. Até discussões sobre a culinária, literatura, cinema, festas, palestras, cursos, entre tantos outros temas da nossa vida cultural. Perguntamos: O que faríamos sem um pouco de cultura? Nada! Carecemos dela. Por isso abrimos este espaço. Para que todos nós possamos debater cada um desses assuntos. Seja bem-vindo!
Queres nos seguir? Venha!
Quem sou eu...

- Ela...
- Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
- Será que sou normal? maluca? pessimista? otimista? sincera? ingrata? realista? cruel? amável? da esquerda? da direita? do centro? rica? pobre? religiosa? atéia? agnóstica? educada? ignorante? mal compreendida? Quem sabe? Simplesmente sou... Eu!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário